Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tendências dos estudos com idosos mais velhos na comunidade: uma revisão sistemática (inter)nacional / Tendencies of studies addressing the eldest individuals of aged population in the community: a (inter)national systematic review / Tendencias de los estudios con los ancianos más viejos de la comunidad: una revisión sistemática (inter)nacional

Rosset, Idiane; Pedrazzi, Elizandra Cristina; Roriz-Cruz, Matheus; Morais, Eliane Pinheiro de; Rodrigues, Rosalina Aparecida Partezani.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 45(1): 264-271, mar. 2011. graf, tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-579763
O estudo objetivou identificar e analisar as tendências e tipos de estudos, publicados no país e no exterior, envolvendo idosos >80 anos residentes na comunidade. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura nacional nas bases de dados LILACS e SciELO e internacional nas bases PUBMED e EMBASE, nas duas últimas décadas. Selecionaram-se 162 referências internacionais e 12 nacionais. Predominou a área das ciências biológicas, tanto no nível nacional (50 por cento) quanto internacional (74,1 por cento). Todos os trabalhos nacionais foram observacionais, sendo 91,7 por cento de estudos transversais. Dentre os internacionais, 93,3 por cento foram observacionais. Destes, 48,1 por cento de estudos transversais e 37,6 por cento de estudos de corte. Os Estados Unidos foram responsáveis por 41,4 por cento do total de publicações internacionais. O Brasil e a China foram os únicos países em desenvolvimento a apresentar produções internacionais. Apesar do significativo aumento no número de produções científicas internacionais a partir de 2005, o mesmo ainda não foi constatado em nível nacional.
Biblioteca responsável: BR1.1