Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Agravos clínicos atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Porto Alegre - RS / Conditions treated in the Mobile Medical Emergency Services in Porto Alegre - RS / Agravios clínicos atendidos por el Servicio de Atención Móvil de Urgencia (SAMU) de Porto Alegre - RS

Marques, Giselda Quintana; Lima, Maria Alice Dias da Silva; Ciconet, Rosane Mortari.
Acta paul. enferm ; 24(2): 185-191, 2011. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-585919

OBJETIVO:

Caracterizar os agravos clínicos atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de Porto Alegre, no período de janeiro a junho de 2008.

MÉTODOS:

Estudo transversal, descritivo, exploratório. Utilizaram-se dados do sistema de informações do SAMU que foram transportados para o Programa Excel. O tratamento e análise dos dados foram descritivos.

RESULTADOS:

Os agravos neurológicos, cardiovasculares, respiratórios, digestivos e metabólicos foram os mais prevalentes, e a maioria ocorreu na faixa etária de 41-60 anos. Os hospitais públicos e unidades de pronto-atendimento foram as principais portas de entrada dos pacientes atendidos pelo SAMU.

CONCLUSÃO:

Os resultados podem contribuir para uma melhor organização do serviço e apontam necessidades de qualificação do atendimento de enfermagem que tem participação decisiva no cuidado ao paciente.
Biblioteca responsável: BR1.1