Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Qualidade do ar e transtornos respiratórios agudos em crianças / Air quality and acute respiratory disorders in children

Souza, Amaury de; Pavão, Hamilton Germano; Lastoria, Giancarlo; Paranhos Filho, Antonio Conceição; Fernandes, Widinei Alves; Gabas, Sandra Garcia.
Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) ; 24(2)abr.-jun. 2011. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-598174

Objetivo:

Avaliar a relação entre poluição do ar e efeitos respiratórios agudos em crianças.

Métodos:

Estudo ecológico de séries temporais realizado em unidades públicas de saúde, no município do Campo Grande-MS, Brasil, entre 01 de janeiro de 2004 a 31 de dezembro de 2007. Analisaram-se dados diários de O3 (ozônio) e, como variáveis de desfecho, 16.981 atendimentos pediátricos de emergência por sintomas respiratórios, incluindo-se, no modelo para controle, as variáveis referentes à tendência temporal; sazonalidade; temperatura mínima, média e máxima; umidade relativa do ar; precipitação e infecções respiratórias. Determinou-se o coeficiente de correlação de Pearson das doenças respiratórias em função dos parâmetros climáticos para os anos 2004-2007.

Resultados:

Somente o O3 apresentou associação positiva e estatisticamente significativa, tanto com todos os atendimentos de emergência por queixas respiratórias, quanto com os atendimentos motivados por sintomas nas vias aéreas inferiores. As concentrações médias diárias de O3 não ultrapassaram os limites diários recomendados.

Conclusão:

Encontraram-se associações entre indicadores de poluição atmosférica e o número de atendimentos pediátricos de emergência, por motivos respiratórios, em Campo Grande, apesar de os níveis do poluente monitorado ozônio permanecerem abaixo dos limites recomendados, durante todo o período de estudo.
Biblioteca responsável: BR6.1