Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepção dos profissionais de enfermagem frente à identificação, quantificação e tratamento da dor em pacientes de uma unidade de terapia intensiva de trauma / Perception of nursing professionals when identifying, quantifying and treating pain in patients of a trauma intensive care unit

Magalhães, Paola Alexandria Pinto de; Mota, Fabiane Almeida; Saleh, Carmen Mohamad Rida; Secco, Lígia Maria Dal; Fusco, Solange Regina Giglioli; Gouvêa, Áquila Lopes.
Rev. dor ; 12(3)jul.-set. 2011.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-600116
JUSTIFICATIVA E

OBJETIVOS:

O trauma tem importância no âmbito mundial por ser uma das principais causas de morte e invalidez. A dor aguda sempre acompanha os pacientes vítimas de trauma e os profissionais da saúde têm dificuldade em identificá-la e consequentemente controlá-la. O objetivo deste foi caracterizar a percepção e as dificuldades da equipe de enfermagem frente à identificação, quantificação e manuseio da dor dos pacientes vítimas de trauma e treiná-la para sua avaliação e adequado tratamento.

MÉTODO:

Estudo prospectivo e quantitativo no qual foram incluídos 51 profissionais de enfermagem que atuam em unidade de terapia intensiva destinada à pacientes vítima de trauma. Foi aplicado um questionário com perguntas relacionadas à caracterização dos profissionais e a maneira pela qual eles identificam, quantificame intervêm no tratamento da dor, antes e depois de um curso de capacitação dos profissionais, no qual foram ministradas aulas que abordavam os temas contidos no questionário.

RESULTADOS:

A maioria dos profissionais incluídos no estudo conhecia o conceito "dor o quinto sinal vital",os instrumentos para quantificar a dor, os medicamentos utilizados no tratamento e seus efeitos adversos, porém com treinamento, o conhecimento sobre a avaliação e tratamento da dor aumentou significativamente.

CONCLUSÃO:

A maioria dos profissionais de enfermagem tem conhecimento insuficiente sobre a identificação, quantificação e tratamento da dor. O treinamento propiciou a sua atualização, para atuar de forma mais adequada e eficiente no controle e alívio da dor.
Biblioteca responsável: BR1.1