Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Methicillin-resistant Staphylococcus aureus on surfaces of an Intensive Care Unit / Staphylococcus aureus resistente a la meticilina en superfícies de una Unidad de Cuidados Intensivos / Staphylococcus aureus resistente à meticilina em superfícies de uma Unidade de Terapia Intensiva

Ferreira, Adriano Menis; Andrade, Denise de; Rigotti, Marcelo Alessandro; Almeida, Margarete Teresa Gottardo de.
Acta paul. enferm ; 24(4): 453-458, 2011. ilus, tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-600666

OBJETIVO:

Avaliar a presença de Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) em superfícies próximas aos pacientes internados em uma Unidade de Terapia Intensiva Geral.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo transversal, no qual foram coletadas amostras microbiológicas de cinco superfícies (grades direita/esquerda, manivela da cama, mesa, botões da bomba de infusão e aventais de algodão) de cada dez unidades de pacientes, totalizando 63 amostras. Para a coleta, foram utilizadas placas Petri FilmTM Staph Express Count System 3M TM e para a triagem de resistência à meticilina, o ágar Mueller-Hinton adicionado de 4 por cento de cloreto de sódio e 6 µg/ml oxacilina. Análises descritivas foram empregadas para determinar a frequência (n) e porcentagem ( por cento) de contaminação das superfícies ambientais.

RESULTADOS:

Das 48 amostras positivas para Staphylococcus aureus, 29 (60,4 por cento) foram resistentes à meticilina. A incidência em grades e manivelas da cama, mesa, botões da bomba de infusão e aventais foi, respectivamente, 55,5 por cento, 57,1 por cento, 57,1 por cento, 60,0 por cento e 75,0 por cento.

CONCLUSÃO:

Os resultados sugerem que as superfícies ao redor do paciente constituí-se uma importante ameaça, visto que representam reservatórios secundários de MRSA.
Biblioteca responsável: BR1.1