Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Comportamento da atividade de renina plasmática mediante exercício físico na hipertensão arterial e sobrepeso / Plasmatic renin activity and physical exercise in hypertension and obesity

Martinelli, Bruno; Arca, Eduardo Aguilar; Franco, Roberto Jorge da Silva; Martin, Luis Cuadrado.
Rev. Soc. Bras. Clín. Méd ; 9(5)set.-out. 2011.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-601358
JUSTIFICATIVA E

OBJETIVOS:

Existem evidências de que a atividade do sistema renina plasmático participa da ligação entre obesidade e hipertensão arterial. Obesos e sedentários têm tendência à ativação mais intensa desse sistema, o que poderia explicar, pelo menos em parte, o maior comprometimento cardiovascular desses indivíduos. O exercício aeróbio influencia a atividade enzimática desse sistema, tornando-o importante elemento de intervenção terapêutica para as duas condições clínicas citadas. O objetivo deste estudo foi discutir as interações entre sistema renina, hipertensão arterial, obesidade e exercício físico. CONTEÚDO As evidências apontam para um efeito positivo do exercício físico sobre o eixo renina-angiotensina-aldosterona.O efeito agudo do exercício induz elevação dos níveis da atividadede renina plasmática, e em longo prazo, pode causar diminuição relativa em portadores de hipertensão.

CONCLUSÃO:

Há controvérsias sobre a modulação da respostada atividade da renina plasmática na obesidade e sedentarismo, o que mostra a necessidade de mais investigações nessa área. Além do mais, os estudos disponíveis não evidenciaram claramente um efeito direto da ativação dessa enzima no trinômio hipertensão, obesidade e sedentarismo.
Biblioteca responsável: BR33.1