Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da satisfação a longo prazo dos pacientes submetidos a rinoplastia no Serviço de Cirurgia Plástica da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre / Assessment of long-term patient satisfaction after rhinoplasty performed at the Plastic Surgery Department of Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Pereira Filho, Gustavo de Azambuja; Valiati, André Alves; Minuzzi, Antônio Carlos Schilling; Cunha, Tiago Falcão; Pires, Jefferson André; Garcia, Adriano C; Steffen, Níveo; Ely, Pedro Bins.
Rev. bras. cir. plást ; 26(4): 618-623, out.-dez. 2011. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-618241
INTRODUÇÃO:A rinoplastia, assim como diversos procedimentos estéticos, apresenta parcos estudos objetivos quanto à satisfação dos pacientes. O objetivo do presente estudo é avaliar o grau de satisfação a longo prazo dos pacientes submetidos a rinoplastia na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, em um estudo retrospectivo, utilizando questionário validado. MÉTODO: Foram selecionados todos (n = 119) os pacientes submetidos a rinoplastia no Serviço de Cirurgia Plástica da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, nos anos de 2007, 2008 e 2009, para aplicação de um questionário validado, com o objetivo de avaliar o grau de satisfação pós-operatória. RESULTADOS: Foram contatados 60 (50,42 por cento) pacientes no estudo. Quanto à satisfação global com o resultado estético-funcional da rinoplastia, 85,48 por cento dos pacientes afirmaram estar satisfeitos. Estratificando esse valor, foi observado que 88,3 por cento dos pacientes estavam muito ou completamente satisfeitos com o aspecto estético pós-operatório do nariz; quanto à função nasal pós-operatória, 83,3 por cento reportaram estar muito ou completamente aptos a respirar pelo nariz; quanto à impressão de amigos e familiares sobre o aspecto final do nariz, 93,3 por cento afirmaram estar muito ou completamente satisfeitos com o resultado; 93,3 por cento afirmaram que raramente ou nunca tiveram limitação das atividades sociais ou profissionais em decorrência do aspecto nasal pós-operatório; 75 por cento afirmaram estar muito ou completamente confiantes de que a aparência de seu nariz era a melhor possível de ser obtida; 76,7 por cento afirmaram que definitivamente não gostariam de alterar a aparência do nariz com outra cirurgia; e 83,4 por cento afirmaram que definitivamente não gostariam de alterar a função nasal com outra cirurgia. CONCLUSÕES: Constatou-se que a rinoplastia realizada no Serviço de Cirurgia Plástica da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre apresentou alto índice de satisfação dos pacientes.
Biblioteca responsável: BR32.1