Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores predisponentes ao uso próprio de psicotrópicos por profissionais de enfermagem / Factores predisponentes al uso proprio de psicotrópicos por profesionales de enfermería / Factors favoring the use of psychotropics by nursing professionals

Dias, Juliana Rodrigues Ferreira; Araújo, Caroline Silva de; Martins, Elizabete Rose Costa; Clos, Araci Carmen; Francisco, Marcio Tadeu Ribeiro; Sampaio, Carlos Eduardo Peres.
Rev. enferm. UERJ ; 19(3): 445-451, jul.-set. 2011.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-618871
Este estudo trata como objeto a vulnerabilidade de profissionais de enfermagem ao envolvimento pessoal com substâncias psicotrópicas. Teve como objetivo analisar os fatores predisponentes ao envolvimento pessoal de trabalhadores de enfermagem com psicotrópicos. O referencial teórico estruturou-se a partir dos fundamentos farmacológicos de substâncias psicotrópicas e da promoção da saúde. Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com 15 profissionais de enfermagem da unidade de terapia intensiva de um hospital universitário, situado no município do Rio de Janeiro, em 2008. Foi realizada análise de conteúdo temática dos depoimentos obtidos por entrevista semiestruturada. Os resultados mostraram que o envolvimento deles ocorre por elevado estresse e carga horária ocupacional, cobranças e insatisfação no ambiente de trabalho ou familiar. O enfrentamento do uso indevido de psicotrópicos por trabalhadores de enfermagem exige, principalmente, reflexões éticas e mudança de atitude visando o autocuidado, a responsabilidade profissional e a busca de condições dignas para um trabalho saudável.
Biblioteca responsável: BR1366.1