Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Direção ou coordenação? Repensando a representatividade institucional da enfermagem / Direction or coordination? Rethinking the institutional representativeness of nursing / ¿Dirección o coordinación? Repensando la representatividad institucional de la enfermería

Almeida, Maria de Lourdes de; Segui, Maria Luíza Hexsel; Bernardino, Elizabeth; Méier, Marinelli Joaquim; Peres, Aida Maris.
Rev. bras. enferm ; 64(3): 521-526, maio-jun. 2011. tab
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: lil-624610
Trata-se de pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, do tipo documental, que teve como local o Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR), na cidade de Curitiba-PR. O objetivo foi analisar comparativamente a descrição de dois cargos que representam o Serviço de Enfermagem, adotados em modelos gerenciais distintos. A análise de conteúdo dos documentos referentes aos cargos nos respectivos modelos de gerência evidenciou diferenças significativas. Os resultados apontaram várias alterações na descrição dos cargos e, dentre elas, do termo Direção de Enfermagem para Coordenação de Enfermagem, com a supressão da autonomia e poder de decisão sobre assuntos inerentes à profissão. Conhecimento e competência no exercício profissional são condições para que o enfermeiro mantenha sua autonomia e representatividade na estrutura organizacional.
Biblioteca responsável: BR1.1