Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Experiencing sexuality after intestinal stoma

Paula, Maria Angela Boccara de; Takahashi, Renata Ferreira; Paula, Pedro Roberto de.
J. coloproctol. (Rio J., Impr.) ; 32(2): 163-174, Apr.-June 2012.
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-647834

OBJETIVO:

Identificar as Representações Sociais (RS) da pessoa estomizada intestinal sobre vivência da sexualidade após confecção do estoma.

MÉTODOS:

Estudo exploratório, descritivo, qualitativo do ponto de vista do referencial da Representação Social. Participaram 15 estomizados, sendo 8 mulheres, com idade média de 57,9 anos, entre agosto e setembro de 2005. Dados obtidos por entrevistas, transcritas, foram submetidos à análise de conteúdo, originando a unidade temática "Ressignificando a sexualidade" e subtemas.

RESULTADOS:

Demonstrou-se que o estoma intestinal interfere na dinâmica da vivência da sexualidade, desvelando que os significados a ela atribuídos estão ancorados nas histórias individuais de vida, na qualidade das relações pessoais/conjugais estabelecidas na prática e na percepção da sexualidade, apesar do estoma.

CONCLUSÕES:

Representações Sociais sobre vivência da sexualidade após estoma estão ancoradas nos significados atribuídos ao corpo, veiculadas no cotidiano e presentes no imaginário social. É influenciada por outros fatores, como alterações fisiológicas decorrentes do ato cirúrgico e da existência de parceiro. Cuidados adotados nas práticas sexuais propiciam maior segurança e conforto nos momentos de intimidade, tornando-as mais próximas daquilo que vivenciavam antes do estoma. A autoirrigação, associada ou não ao oclusor, constituiu estratégia facilitadora para melhor aceitação do estoma, sendo essencial para vida sexual mais prazerosa. A assistência à pessoa estomizada deve ser integral, não se limitando apenas à doença e ao cuidado técnico, que são importantes, mas não únicos. O trabalho interdisciplinar da equipe de saúde deve vislumbrar a pessoa em sua totalidade, buscando real encontro entre sujeitos. (AU)
Biblioteca responsável: BR545.3