Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estudo epidemiológico de pneumonia nosocomial em pacientes submetidos a pelviglossomandibulectomia / Epidemiological study of hospitalar pneumonia in patients submitted to pelveglossomandibulectomia surgery

Naoko Suzumura, Doris; Carvalho Schleder, Juliana; de Souza Topanotti, Mariana; Santos de Lima, Ivan; Wosiacki Filho, Woldir; Costa, Cesar; Valdecir de Oliveira, Benedito.
Rev. bras. cir. cabeça pescoço ; 41(3)jul.-set. 2012.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: lil-652186
Introdução: A pelviglossomandibulectomia (PGM) frequentementeé realizada em portadores de câncer de cabeça e pescoço, epor se tratar de uma cirurgia de grande porte, pode acarretarem complicações pós-operatórias, dentre elas a pneumonia(PNM). Objetivo: Determinar a incidência de PNM hospitalarem pacientes no pós-operatório de PGM do Serviço de Cirurgiade Cabeça e Pescoço do Hospital Erasto Gaertner. Método:Foram levantados 237 prontuários e analisadas variáveis queincluíram dados pessoais; fatores de risco para desenvolvimentodo câncer oral; comorbidades; dados referentes à neoplasia eao(s) tratamento(s) realizado(s); presença de PNM secundária acirurgia; tempo de internamento na unidade de terapia intensiva(UTI) e total de dias de internamento. Resultados: A amostrafoi composta por 83,2% de homens com idade média de 54,9(±12,71) anos, 84,6% eram tabagistas e 66,4% etilistas. O estadioclínico IV foi o mais frequente diagnosticado (35,5% dos casos)e a radioterapia foi o tratamento adjuvante de escolha em 70,3%dos pacientes. A taxa de incidência encontrada para PNM foide 12,1% apresentando correlação com dias de internamentona UTI (p=0,047), total de dias de internamento (p=0,012) eesvaziamento cervical (p=0,03). Conclusão: Os resultadosdo estudo demonstram que a PNM têm uma baixa incidêncianos pacientes submetidos a PGM e que a sua incidência estárelacionada com pacientes que foram submetidos a esvaziamentocervical e permaneceram maior período em internação hospitalar.
Biblioteca responsável: BR1.1