Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Health literacy of older people in primary care

Paskulin, Lisiane Manganelli Girardi; Bierhals, Carla Cristiane Becker Kottwitz; Valer, Daiany Borghetti; Aires, Marinês; Guimarães, Nara Veras; Brocker, Anemarie Raymundo; Lanziotti, Laís Haase; Morais, Eliane Pinheiro de.
Acta paul. enferm ; 25(spe1): 129-135, 2012. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-666744

OBJETIVO:

Analisar como pessoas idosas vinculadas a grupos de educação em saúde de uma unidade básica de saúde buscam, compreendem e partilham informações a fim de manter e promover a saúde ao longo da vida.

MÉTODOS:

Pesquisa descritiva de caráter qualitativo, realizada com 30 idosos ligados a três grupos de educação em saúde, no segundo semestre de 2009, cuja coleta de informações deu-se por meio de entrevistas e análise temática, com o apoio do software NVivo.

RESULTADOS:

Foram elaboradas cinco categorias de análise - interesse/preocupação em saúde; busca, compreensão partilha e repercussão das informações para o idoso.

CONCLUSÕES:

A alfabetização em saúde nos grupos desenvolveu-se em uma perspectiva individual, voltada à prevenção e tratamento de danos, respeitando a trajetória e conhecimento dos sujeitos e valorizando possibilidades de trocas entre os mesmos. Os resultados apoiarão o planejamento, implementação e aprimoramento de ações de educação em saúde com idosos na atenção básica à saúde.
Biblioteca responsável: BR1.2