Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Dependência funcional de idosos e a sobrecarga do cuidador / Functional dependency of older individuals and caregiver burden / Dependencia funcional de ancianos y la sobrecarga del cuidador

Gratão, Aline Cristina Martins; Talmelli, Luana Flávia da Silva; Figueiredo, Leandro Corrêa; Rosset, Idiane; Freitas, Cibele Peroni; Rodrigues, Rosalina Aparecida Partezani.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 47(1): 137-144, fev. 2013. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-668202
A finalidade deste estudo foi identificar a dependência funcional de idosos e a sobrecarga do cuidador. Trata-se de estudo epidemiológico e transversal realizado em 2009 com 574 idosos e 124 cuidadores em Ribeirão Preto-SP, por meio dos instrumentos MIF e Escala de Sobrecarga de Zarit. Entre os idosos, a maioria era do sexo feminino (67,8%), com média de 76,6 anos, baixa escolaridade (54,7%) e renda individual mensal de R$ 942,20. Apenas 15,7% foram identificados como dependentes. Dos cuidadores, 85,6% era do sexo feminino, com média de 56,5 anos e 90,3% eram familiares (filhas ou esposas). A média de sobrecarga dos cuidadores foi de 27,8 (±17,5). A dependência do idoso foi fator de risco para sobrecarga do cuidador (p<0,05). A abordagem preventiva e a intervenção precoce devem ser prioritárias para essa população. São necessárias a vigilância de uma equipe multidisciplinar de saúde, a aplicação de instrumentos de avaliação do comprometimento da funcionalidade e a intervenção para prevenção da sobrecarga dos cuidadores.
Biblioteca responsável: BR1.1