Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Integrative review: evidences on the practice of intermittent/indwelling urinary catheterization / Revisão integrativa: evidências na prática do cateterismo urinário intermitente/demora / Revisión integrativa: evidencias en la práctica del cateterismo urinario intermitente/demora

Ercole, Flávia Falci; Macieira, Tamara Gonçalves Rezende; Wenceslau, Luísa Cristina Crespo; Martins, Alessandra Rocha; Campos, Camila Cláudia; Chianca, Tânia Couto Machado.
Rev. latinoam. enferm ; 21(1): 459-468, Jan.-Feb. 2013. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-669599

OBJETIVO:

buscar as melhores evidências disponíveis na literatura sobre o conhecimento produzido e relacionado à técnica de cateterismo urinário intermitente e de demora, para embasar cientificamente o cuidado de enfermagem prestado ao paciente, submetido ao cateterismo urinário, e prevenir infecção do trato urinário.

MÉTODO:

a busca foi realizada nas bases de dados PubMed e Cochrane para o desenvolvimento da revisão integrativa. A amostra foi composta por 34 artigos. Esses foram analisados por dois pesquisadores independentes, usando-se instrumento adaptado para verificar o nível de evidência e grau de recomendação, além da utilização da escala de Jadad.

RESULTADOS:

as evidências disponíveis, relacionadas aos cuidados de enfermagem aos pacientes submetidos ao cateterismo urinário, são a taxa de infecção no trato urinário não altera com a higienização do períneo com água estéril ou não, com o uso de solução de iodo-povidine ou clorexidine, ou aplicando técnica limpa ou estéril. O uso do cateter intermitente com técnica limpa implica em menores taxas de complicações e infecções em comparação com a de demora. A remoção do cateter em até 24 horas após cirurgia e o uso do cateter impregnado com antimicrobiano e de revestimento hidrofílico reduz a incidência de infecção do trato urinário.

CONCLUSÕES:

existem controvérsias em relação à técnica de higienização periuretral, tipo de material do cateter e alguns procedimentos para a manutenção e remoção do cateter. Os resultados desta revisão representam atualização das condutas e tomada de decisão do enfermeiro para a prevenção de infecção do trato urinário no cateterismo urinário.
Biblioteca responsável: BR1.1