Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Eficácia de intervenções que utilizam o telefone como estratégia para o controle glicêmico: revisão integrativa da literatura / Effectiveness of telephone interventions as a strategy for glycemic control: an integrative literature review / Eficacia de las intervenciones que utilizan el teléfono como estrategia para el control glucémico: revisión integrativa de la literatura

Vasconcelos, Hérica Cristina Alves de; Freitas, Roberto Wagner Júnior Freire de; Marinho, Niciane Bandeira Pessoa; Damasceno, Marta Maria Coelho; Araújo, Thelma Leite de; Lima, Francisca Elisângela Teixeira.
Texto & contexto enferm ; 22(1): 239-246, Jan.-Mar. 2013. tab
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: lil-669678
Objetivou-se analisar a eficácia de intervenções que utilizam o telefone como estratégia para o controle glicêmico de adultos portadores de Diabetes Mellitus tipo 2. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nos meses de abril e maio de 2011 através da busca nas bases de dados Cochrane, Pubmed/Medline, Lilacs e Cinahl. Nove estudos atenderam aos critérios de inclusão, prevalecendo dentre eles os ensaios clínicos randomizados controlados. Em relação ao tempo de acompanhamento houve variação de oito semanas a doze meses. Participaram dos estudos 1294 pacientes, sendo 671 randomizados para acompanhamento telefônico e 479 para os cuidados habituais. O controle glicêmico foi determinado por níveis de hemoglobina glicada (HbA1c) em oito estudos analisados. As informações encontradas demonstraram que as intervenções são eficazes no controle glicêmico dos pacientes que possuem Diabetes tipo 2. O autocontrole esteve melhorado e a diminuição das possíveis complicações da doença esteve potencializada.
Biblioteca responsável: BR17.1