Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The use of religious/spiritual coping among patients with cancer undergoing chemotherapy treatment / A utilização do enfrentamento religioso/espiritual por pacientes com câncer em tratamento quimioterápico / La utilización del enfrentamiento religioso/espiritual por pacientes con cáncer en tratamiento quimioterápico

Mesquita, Ana Cláudia; Chaves, Érika de Cássia Lopes; Avelino, Carolina Costa Valcanti; Nogueira, Denismar Alves; Panzini, Raquel Gerhke; Carvalho, Emilia Campos de.
Rev. latinoam. enferm ; 21(2): 539-545, Mar-Apr/2013. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-674630

OBJETIVO:

Investigar o uso do enfrentamento religioso/espiritual por pessoas, com câncer, em quimioterapia.

MÉTODOS:

trata-se de estudo quantitativo, descritivo e transversal, com 101 pacientes em quimioterapia endovenosa, em ambulatório de oncologia de hospital público de Minas Gerais, realizado no primeiro semestre de 2011. Para coleta de dados utilizou-se entrevista empregando-se questionário para caracterização da amostra e Escala de Coping Religioso/Espiritual Abreviada.

RESULTADOS:

todos os sujeitos fizeram uso do coping religioso/espiritual (média=3,67; dp=0,37); houve tendência para utilizar o coping de forma negativa os indivíduos mais jovens, sem religião e que não consideravam importante o apoio espiritual; já os indivíduos que gostariam de receber apoio espiritual e que participavam de grupo de apoio ao paciente com câncer utilizavam o coping de forma positiva.

CONCLUSÕES:

o estudo reforça que o coping religioso/espiritual é importante estratégia de enfrentamento do câncer e contribui para a compreensão do mesmo como ferramenta útil para o cuidado espiritual. .
Biblioteca responsável: BR1.1