Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Caracteristicas clínicas de crianças em uso de derivações ventriculares para tratamento da hidrocefalia / Clinical characteristics of children using ventricular derivations for hidrocephalus treatment

Alcântara, Maria Cláudia Moreira de; Silva, Francisca Alexandra Araújo da; Castro, Maria Euridéa de; Moreira, Thereza Maria Magalhães.
Rev. RENE ; 12(4): 776-782, out.-dez. 2011.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-682317
Estudo descritivo, quantitativo que teve como objetivo identificar as características clínicas de crianças em uso de derivações ventriculares para tratamento da hidrocefalia. Deu-se em uma unidade de internação em neurocirurgia pediátrica de um hospital público. Amostra constituída por 60 pacientes internados de junho a dezembro de 2006. Os resultados evidenciaram idade variando de 1 dia a 13 anos, sem diferença entre os sexos, 58,3% dos pacientes internados estavam na faixa etária menor que um ano de idade, com diagnóstico principal de hidrocefalia. A principal causa de internações subsequentes está relacionada à disfunção da derivação ventricular peritoneal. As crianças evoluíram para alta hospitalar com tempo de internação de 3 a 240 dias. As derivações ventriculares são métodos importantes para aumentar a sobrevida das crianças com hidrocefalia. Porém os cuidados dispensados quanto ao manuseio dos dispositivos devem ser bem orientados pela equipe multiprofissional às famílias, objetivando reduzir os longos períodos de reinternações.
Biblioteca responsável: BR6.1