Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Medida do impacto da doença: validade de constructo de instrumento entre coronariopatas / Medicion del impacto de la enfermedad: la validez de constructo de un instrumento entre pacientes con enfermedad coronaria / Measure of disease impact: instrument construct validity in patients with coronary artery disease

Pedrosa, Rafaela Batista dos Santos; Rodrigues, Roberta Cunha Matheus; Padilha, Katia Melissa; Gallani, Maria Cecilia B. J; Alexandre, Neusa Maria Costa.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 47(4): 843-851, ago. 2013. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-695323
Este estudo estimou a validade de constructo pelo teste de grupos conhecidos do Instrumento para Mensuração do Impacto da Doença no Cotidiano do Valvopata (IDCV) quanto a sinais e sintomas, função ventricular sistólica, fração de ejeção do ventrículo esquerdo (FEVE) e qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) em 153 coronariopatas em seguimento ambulatorial. Os dados foram obtidos pela aplicação do IDCV e das versões brasileiras do The Medical Study 36-item Short Form Health Survey – SF-36 e MacNew Heart Disease Health-related Quality of Life Questionnair e. Foi utilizado o teste de Mann-Whitney para verificar a capacidade do IDCV em discriminar o impacto quanto a sinais e sintomas, FEVE e disfunção sistólica ventricular, bem como o teste de Kruskal-Wallis para verificar seu poder de discriminação em relação à QVRS. Constatou-se que o IDCV discriminou o impacto entre aqueles que pontuaram nos quartis (≤Q1, Q1-Q3, ≥Q3) de QVRS. Os achados deste estudo contribuem para o refinamento do IDCV na mensuração do impacto da doença entre coronariopatas.
Biblioteca responsável: BR41.1