Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Significado do cuidado às crianças vítimas de violência na ótica dos profissionais de saúde / The meaning of care for child victims of violence from the perspective of health professionals / Significado del cuidado de los niños víctimas de la violencia desde la perspectiva de los profesionales de salud

Amaral, Luciana Vilma Oliveira Quintino; Gomes, Annatália Meneses de Amorim; Figueiredo, Sarah Vieira; Gomes, Ilvana Lima Verde.
Rev. gaúch. enferm ; 34(4): 146-152, dez. 2013.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-704312
Objetivou-se descrever os significados do cuidado atribuídos por profissionais na atenção a crianças vítimas de maus tratos. Trata-se de pesquisa descritiva de natureza qualitativa, realizada com 14 profissionais em uma emergência pediátrica de hospital de Fortaleza, no período de março a junho de 2010, por meio de entrevista semiestruturada. Nos resultados, identificaram-se duas categorias "sentimentos e sofrimento do profissional de saúde" e "limitações à prática profissional no cuidar de crianças violentadas". Dentre os sentimentos expressos, estava a compaixão em relação às crianças maltratadas, sendo esta um motivador profissional. Aqueles considerados negativos foram indignação e ira contra o agressor. Concluiu-se que o cuidar de crianças vítimas de violência constitui um desafio para os profissionais de saúde dos serviços de emergência, por envolver aspectos biopsicossociais que ultrapassam a lesão corporal propriamente dita e o universo hospitalar.
Biblioteca responsável: BR1.1