Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Aplicabilidade prática do empowerment nas estratégias de promoção da saúde / The practical applicability of empowerment in health promotion strategies

Souza, Janaina Medeiros de; Tholl, Adriana Dutra; Córdova, Fernanda Peixoto; Heidemann, Ivonete Teresinha Schülter Buss; Boehs, Astrid Eggert; Nitschke, Rosane Gonçalves.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 19(7): 2265-2276, jul. 2014. graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-713713
Este estudo tem como objetivo identificar nas pesquisas em saúde quais estratégias de "empowerment" foram abordadas para a promoção da saúde, caracterizando-as na ótica das perspectivas crítico-social e pós-estruturalista. Trata-se de uma Revisão Integrativa realizada em maio de 2011 nas bases de dados Medline, Lilacs e SciELO, com os seguintes critérios de inclusão artigos completos de pesquisa, relatos de casos ou relatos de experiências publicados no período de 2002 a 2011, em Português, Espanhol e Inglês, tendo como critério de busca a palavra-chave "empowerment" e o descritor, "promoção da saúde" (DeCS/Bireme). Foram selecionados 20 artigos, os quais apresentaram estratégias de "empowerment" individual e/ou comunitário e caracterizaram-se em uma perspectiva crítico-social. Acredita-se que algumas atividades, em especial as que envolviam grupos de discussão temática, representaram uma ferramenta mobilizadora e de "empowerment", quais sejam teatro, círculo de cultura, terapia comunitária, oficinas de escuta terapêutica, visita domiciliar, extensão universitária e projetos de ação social. Compreende-se que toda estratégia de "empowerment" também o é de promoção da saúde, mas nem toda estratégia de promoção da saúde é empoderadora.
Biblioteca responsável: BR1.1