Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Problemas adaptativos segundo Roy e diagnósticos fundamentados na CIPE® em hipertensos com doenças associadas / Adaptive problems according to Roy and diagnoses founded on the ICNP® in hypertensive patients with associated diseases / Problemas de adaptación según Roy y diagnósticos fundamentados en la CIPE® en hipertensos con enfermedades asociadas

Moura, Denizielle de Jesus Moreira; Freitas, Maria Célia de; Guedes, Maria Vilaní Cavalcante; Lopes, Marcos Venícius de Oliveira.
Rev. eletrônica enferm ; 15(2): 352-361, abr.-jun. 2013. graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-717918
O objetivo do presente estudo foi identificar os problemas adaptativos e estímulos fundamentados no modelo teórico de Roy, bem como os diagnósticos de enfermagem segundo a CIPE® Versão 1. Estudo de casos múltiplos, realizado com 45 hipertensos com doenças associadas assistidos em uma unidade de saúde da Secretaria Executiva Regional V - Fortaleza. Dentre os problemas adaptativos identificados o sedentarismo é o mais presente (84,4% dos indivíduos), seguido de sobrepeso/obesidade (57,8%) e distúrbios no padrão de sono (42,2%). 64,3% dos diagnósticos de enfermagem identificados encontram-se no âmbito biológico, sendo os de maior prevalência Autocuidado Parcial (93,3%), Padrão de Exercício Diminuído (84,4%), Dentição Comprometida (82,2%), Aprendizagem Baixa (60,0%), Sobrepeso/Obesidade (57,7%). Concluiu-se que a identificação de problemas adaptativos auxiliam-nos na elaboração de diagnósticos, os quais, por sua vez, conferem uma linguagem própria à enfermagem além de maior autonomia profissional e qualidade na assistência.
Biblioteca responsável: BR21.1