Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Abordagem ao portador de úlceras crônicas no município de Divinópolis-MG / Approach to patients with chronic ulcers in the city of Divinópolis-MG

Macedo, Maísa Mara Lopes; Rodrigues, Rayssa Nogueira; Cortez, Daniel Nogueira; Lanza, Fernanda Moura; Gontijo, Tarcísio Laerte Gontijo.
Rev. APS ; 16(4)dez. 2013.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-718804
O relato apresenta a experiência de discentes e docentes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei, em um projeto de extensão para a implantação de um protocolo municipal de assistência aos portadores de úlceras crônicas. Apesar de as úlceras afetarem uma parcela significativa da população e, consequentemente e, onerarem o gasto público com a realização de curativos diários, a maioria dos municípios brasileiros, incluindo o município do estudo ? Divinópolis/MG, não há atenção sistematizada ao portador de úlceras nem protocolo de atendimento formalizado que contribua para a qualidade da assistência e o uso adequado de produtos. A partir disso, desenvolveu-se o projeto, que foi elaborado com a finalidade de implantação da sistematização do cuidado ao portador de úlceras crônicas, partindo-se do pressuposto que o curativo com coberturas especiais, acompanhado de um protocolo assistencial, é mais efetivo por diminuir o custo final de tratamento de feridas, reduzir os impactos negativos da doença e por diminuir o tempo de cicatrização. Para isso, foi selecionada uma unidade básica de saúde para funcionar como piloto do estudo. Foram cadastrados 12 portadores de úlceras e todos foram submetidos à avaliação completa do estado de saúde, avaliação minuciosa da lesão e tratamento com curativo adequado. As intervenções e orientações seguiram as necessidades do indivíduo e a etiologia da úlcera. O projeto ainda desenvolveu capacitações aos profissionais de saúde da rede pública municipal sobre a abordagem ao portador de úlceras crônicas.
Biblioteca responsável: BR378.1