Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Enfermagem neonatal em cuidados intensivos: o olhar das famílias / Nursing in neonatal intensive care: the look of the families / Enfermería neonatal en cuidados intensivos: la mirada de las familias

Soares, Leticia Gramazio; Lima, Vanessa Ferreira de; Soares, Larissa Gramazio; Baratieri, Tatiane; Botti, Maria Luciana.
Rev Rene (Online) ; 15(1): 12-21, jan.-fev. 2014.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-721894
Estudo qualitativo que objetivou identificar a percepção sobre Enfermagem Neonatal de mães e/ou pais de neonatos em cuidados intensivos. Os dados foram coletados de maio a julho/2012, com sete casais de pais e duas mães de neonatos internados em cuidados intensivos, por meio de entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados a partir de categorias. Os resultados mostraram que os pais veem o enfermeiro como responsável pela vigília médica de forma humanizada; percebem a enfermagem como a substituta do cuidado materno; referem sentimentos negativos em relação a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e percebem a habilidade técnica como fator de cuidado. Apesar do pouco contato dos pais com a Enfermagem no local de estudo, foi possível concluir que estes reconhecem a figura do enfermeiro, enfatizam a humanização do cuidado, porém não percebem competências gerenciais e utilização de conhecimento científico na prática do enfermeiro.
Biblioteca responsável: BR6.1