Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidados paliativos junto a crianças e adolescentes hospitalizadoscom câncer: o papel da Terapia Ocupacional / Palliative Care in Hospitalized Children and Adolescents with Cancer: the Role of Occupational Therapy / Cuidados Paliativos en Niños y Adolescentes Ingresados con Cáncer: el Rol de laTerapia Ocupacional

Garcia-Schinzari, Nathália Rodrigues; Sposito, Amanda Mota Pacciulio; Pfeifer, Luzia Iara.
Rev. bras. cancerol ; 59(2): 239-247, Abr./Jun. 2013. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-723689

Introdução:

Os Cuidados Paliativos caracterizam-se pelo alívio de sintomas e manutenção da qualidade de vidade pacientes com doença incurável e de seus familiares.

Objetivo:

Descrever a atuação do terapeuta ocupacionaljunto a crianças e adolescentes com câncer, hospitalizados e em Cuidados Paliativos exclusivos.

Método:

Fez-se umestudo descritivo dos atendimentos de Terapia Ocupacional realizados com a referida população, em uma enfermariaoncopediátrica do interior de São Paulo, no período de janeiro de 2010 a agosto de 2012, por meio da leitura dosprontuários e registros em formulário específico da Terapia Ocupacional, buscando identificar as característicassociodemográficas e clínicas, assim como os objetivos, recursos utilizados e resultados dos atendimentos. Realizou--se uma análise quantitativa com abordagem qualitativa complementar.

Resultados:

Foram atendidas 14 crianças e adolescentes, entre 1 ano e 11 meses a 18 anos, de diferentes diagnósticos. Houve variação entre 1 a 11 atendimentos de Terapia Ocupacional, sendo que os pacientes do estudo foram hospitalizados de 1 a 6 vezes após o estabelecimentodos Cuidados Paliativos. Os objetivos da Terapia Ocupacional foram fortalecer vínculo; auxiliar no enfrentamento dahospitalização, do agravamento da doença e do óbito; favorecer o desempenho ocupacional e estimular habilidades de desempenho. Esses objetivos foram alcançados por meio da utilização de estratégias e recursos variados.

Conclusão:

A atuação da Terapia Ocupacional em Cuidados Paliativos contribui para a manutenção da qualidade de vida de crianças e adolescentes, propiciando sua participação ativa de modo a construir, junto com familiares e terapeuta, oseu cotidiano e sua história, até o óbito.
Biblioteca responsável: BR440.3