Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Adaptation and validation of the Caregiver Burden Inventory for use with caregivers of elderly individuals / Adaptação e validação do Inventário de Sobrecarga do Cuidador para uso em cuidadores de idosos / Adaptación y validación del Inventario de Sobrecarga del Cuidador para uso en cuidadores de ancianos

Valer, Daiany Borghetti; Aires, Marinês; Fengler, Fernanda Lais; Paskulin, Lisiane Manganelli Girardi.
Rev. latinoam. enferm ; 23(1): 130-138, Jan-Feb/2015. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-742022

OBJETIVO:

adaptar e validar o Inventário de Sobrecarga do Cuidador para uso em cuidadores de idosos no Brasil.

MÉTODO:

estudo metodológico envolvendo tradução inicial, síntese das traduções, retrotradução, revisão por comitê de especialistas, pré-teste, envio da versão final para apreciação dos autores da versão original, e avaliação de suas propriedades psicométricas. O inventário avalia cinco dimensões de sobrecarga do cuidador tempo dependente, sobrecarga à vida pessoal, física, social e emocional.

RESULTADOS:

participaram do estudo 120 cuidadores familiares. Todos os indivíduos sob cuidado destes cuidadores eram idosos que dependiam de assistência para realizar atividades da vida diária e residiam na região central da cidade de Porto Alegre, RS, Brasil. O valor alfa de Cronbach encontrado para o inventário foi de 0,936 e o coeficiente de correlação Pearson para a relação entre os escores obtidos no Inventário de Sobrecarga do Cuidador e na escala Burden Interview foi de 0,814. O coeficiente de correlação intraclasse foi de 0,941 e o valor do teste t de Student que comparou os escores do teste e reteste foi de 0,792.

CONCLUSÃO:

o instrumento apresentou confiabilidade apropriada e a adequação de seus itens e domínios foi confirmada neste estudo. .
Biblioteca responsável: BR1.1