Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da capacidade funcional de idosos por meio do teste de caminhada de seis minutos / La evaluación de la capacidad funcional de los adultos mayores a través de la prueba de caminata de seis minutos / Evaluation of functional capacity of elderly through the test of six-minute walk

Andrade, Telmo Macedo de; Alves, Eucário Leite Monteiro; Figueiredo, Maria do Livramento Fortes; Batista, Maria Eliete Moura; Alves, Cibelle Maria Sampaio.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 7(1): 2042-2050, jan.-mar. 2015. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-742438

Objetivo:

Avaliar a capacidade funcional de idosos praticantes de atividade física por meio do teste de caminhada de seis minutos (TC6).

Método:

Estudo exploratório de abordagem quantitativa, com 40 idosos atendidos no Centro de Atenção à Saúde do Idoso (CASI), de Piripiri (PI). Foi calculada a distância prevista por meio de dados antropométricos e foi aplicado o TC6 para identificar a distância real percorrida.

Resultados:

Os achados apontaram que a maioria dos participantes era do sexo feminino, com 66 a 70anos, casados, renda de um salário mínimo, baixa escolaridade. Os indivíduos considerados hipertensos e diabéticos apresentaram valor percorrido menor do que os indivíduos sem a patologia. Não houve diferença estatisticamente significativa entre a distância média prevista e a distância média percorrida.

Conclusão:

Os idosos que praticam atividade física apresentaram um nível de capacidade funcional satisfatória conforme mostraram os valores das distâncias percorridas no teste de caminhada de seis minutos...
Biblioteca responsável: BR1208.1