Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Complications and the time of diagnosis of diabetes mellitus in primary care / Complicações e o tempo de diagnóstico do diabetes mellitus na atenção primária

Cortez, Daniel Nogueira; Reis, Ilka Afonso; Souza, Débora Aparecida Silva; Macedo, Maísa Mara Lopes; Torres, Heloisa de Carvalho.
Acta paul. enferm ; 28(3): 250-255, May-Jun/2015. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-751306

Objetivo:

Analisar a associação entre o tempo da doença e o aparecimento de complicações do diabetes mellitus e descrever as características da população de diabéticos de um município de médio porte do Centro Oeste mineiro.

Métodos:

Estudo transversal realizado com 1320 usuários com diabetes mellitus. Os dados foram obtidos do sistema de cadastramento de Hipertensos e Diabéticos e foram avaliadas as variáveis características sociodemográficas, duração da doença e complicações do diabetes.

Resultados:

Entre os usuários que possuem o diagnóstico da doença há mais de 10 anos, o percentual daqueles que apresentam complicações 156 (32,2%) é maior do que entre os que possuem o diagnóstico da doença há menos de 10 anos 45 (12,1%).

Conclusão:

Os resultados apontaram que a presença de complicações relacionadas ao diabetes pôde ser associada ao tempo de duração da doença.
Biblioteca responsável: BR1.2