Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Work context, job satisfaction and suffering in primary health care / Contexto de trabajo, placer y sufrimiento en la atención primaria de salud / Contexto de trabalho, prazer e sofrimento na atenção básica em saúde

Maissiat, Greisse da Silveira; Lautert, Liana; Pai, Daiane Dal; Tavares, Juliana Petri.
Rev. gaúch. enferm ; 36(2): 42-49, Apr-Jun/2015. graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-752578

OBJETIVO:

Avaliar o contexto de trabalho e os indicadores de prazer e sofrimento na perspectiva de trabalhadores da atenção básica em saúde.

MÉTODO:

Estudo transversal, que utilizou a Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho (EACT) e a Escala de Indicadores de Prazer e Sofrimento no Trabalho (EIPST) com 242 trabalhadores de um município do Rio Grande do Sul, Brasil, de maio e julho de 2012. Fez-se análise estatística descritiva e inferencial.

RESULTADOS:

A organização (91,3%) e as condições de trabalho (64%) obtiveram as piores avaliações quanto ao contexto. Os indicadores de prazer no trabalho estiveram relacionados à realização profissional (55,8%), liberdade de expressão (62,4%) e reconhecimento (59,9%). Entretanto, 64,5% apresentaram esgotamento profissional, o qual obteve associação inversa com a idade e o tempo de trabalho (p<0,05).

CONCLUSÃO:

O trabalhador avalia seu contexto de trabalho como impróprio e encontra-se esgotado, contudo possui fontes de prazer no trabalho. .
Biblioteca responsável: BR1.1