Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Famílias de idosos na Estratégia de Saúde no Sul do Brasil / Familias de edad avanzada en la Estrategia de Salud en el sur de Brasil / Elderly families of South of Brazil in the Health Strategy

Wendt, Cássia Jordana Krug; Aires, Marinês; Paz, Adriana Aparecida; Fengler, Fernanda Laís; Paskulin, Lisiane Manganeli Girardi.
Rev. bras. enferm ; 68(3): 406-413, maio-jun. 2015. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-756543
RESUMO

Objetivo:

caracterizar as famílias e situação de saúde de idosos na Estratégia de Saúde da Família e verificar a associação da composição familiar com as características sociodemográficas e de saúde dos idosos.

Método:

estudo de base populacional, com 215 famílias e 266 idosos, adscritos à Estratégia da Saúde da Família, de um município do Rio Grande do Sul.

Resultados:

predomínio da composição familiar nuclear, considerada como a principal fonte de apoio informal, de famílias de idosos do sexo feminino e agravos cardiovasculares. A estrutura parental nuclear teve associação bruta significativa com o sexo feminino e o consumo do tabaco.

Conclusão:

os resultados reforçam a necessidade de manutenção de uma rede de apoio formal e informal ao idoso e sua família para preservar a independência ou postergar o declínio da capacidade funcional.
Biblioteca responsável: BR1.1