Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Comportamento do índice de massa do ventrículo esquerdo de pacientes em diálise no decorrer de 17 anos / Left ventricular mass behaviour in hemodialysis patients during 17 years

Cavalcante, Loren Giagio; Ricardo de Souza, Cavalcante; Kochi, Ana Claudia; Okoshi, Katashi; Basan, Silméia Garcia Zanati; Hueb, João Carlos; Martin, Rosana dos Santos e Silva; Oliveira, Rogério Carvalho de; Banin, Vanessa Burgungi; Barretti, Pasqual; Franco, Roberto Jorge da Silva; Martin, Luis Cuadrado.
J. bras. nefrol ; 37(3): 341-348, July-Sept. 2015. tab, ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-760440
Resumo

Introdução:

A hipertrofia ventricular esquerda (HVE) é alteração frequente em pacientes de diálise e imprime prognóstico sombrio. Não se conhece qual a tendência secular dessa alteração cardíaca em nossos pacientes.

Objetivo:

Avaliar o comportamento da HVE, pelo índice de massa do ventrículo esquerdo (IMVE), no decorrer de 17 anos em pacientes de um centro universitário de diálise, bem como verificar as possíveis causas desse comportamento.

Métodos:

Foi realizado um estudo longitudinal retrospectivo que avaliou, por meio de ecocardiografia, o IMVE em pacientes submetidos à hemodiálise em nosso Serviço de Diálise durante o período de 17 anos, de 1993 a 2010. Foram incluídos 250 exames de pacientes com doença renal crônica estágio V-D com idade superior a 18 anos que foram submetidos à avaliação ecocardiográfica de rotina.

Resultados:

Notou-se redução do IMVE à medida que os anos avançavam. Essa redução correlacionou-se à diminuição da pressão arterial e à elevação da hemoglobina. Em análise múltipla, a massa ventricular esquerda associou-se apenas à pressão arterial.

Conclusão:

A porcentagem de pacientes com HVE sofreu redução significante no decorrer de 17 anos em nossa Unidade de Diálise. O fator associado a essa redução foi a diminuição da pressão arterial.
Biblioteca responsável: BR1.1