Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

As intervenções de enfermagem à criança e ao adolescente com câncer durante o tratamento quimioterápico / las intervenciones de enfermería para los niños y adolescentes con cáncer durante el tratamiento de la quimioterapia / Nursing interventions for children and adolescents with câncer during the chemotherapy treatment

Santos, Thaís Regina Araújo dos; Souza, Sônia Regina de.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 7(3): 2853-2864, jul.-set. 2015. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-762275

Objetivo:

Identificar, a partir da produção científica, as ações de enfermagem para crianças e adolescentes durante o tratamento de quimioterapia; Classificar as ações de enfermagem, identificadas n a literatura, de acordo com os domínios da Taxonomia NIC (Intervenções de Enfermagem); Compor um quadro referencial com as principais Intervenções de Enfermagem, segundo a Taxonomia NIC, para crianças e adolescentes durante o tratamento quimioterápico.

Método:

Trata-se de uma revisão integrativa que teve como objetivo identificar as intervenções de enfermagem realizadas com crianças e adolescentes com câncer durante o tratamento quimioterápico.

Resultados:

Foram identificadas dez ações de enfermagem. Estas foram classificadas de acordo com os domínios da Taxonomia NIC (Intervenções de Enfermagem).

Conclusão:

A intervenção psicológica, o apoio dos profissionais e a presença da família junto à criança e/ou ao adolescente geram resultados positivos durante o tratamento e depois do fim deste. O principal foco da presente pesquisa é mostrar que a assistência de enfermagem prestada às crianças e aos adolescentes com câncer não deve se limitar a atender somente o corpo biológico mas também considerá-los como seres em crescimento e desenvolvimento.
Biblioteca responsável: BR1208.1