Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Utilização da autópsia verbal na recodificação de causa básica de óbito / Use of verbal autopsy in recoding of the underlying cause of death

Damaceno, Adalvane Nobres; Bandeira, Danieli; Ramos, Luciane Silva; Weiller, Teresinha Heck.
Espaç. saúde (Online) ; 16(1): 16-28, jan.-mar. 2015. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-763802

Introdução:

O conhecimento sobre causas de morte provenientes das estatísticas de saúde são de importância fundamental, pois fornecem subsídios para analisar a situação de saúde das populações e para planejamento, monitoramento e a avaliação em saúde.

Objetivo:

Investigar as mortes por causas mal definidas e sem assistência notificadas no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).

Método:

Aplicação do instrumento da Autópsia Verbal na investigação dos óbitos por causas mal definidas/sem assistência, informados no Sistema de Informação sobre Mortalidade no ano de 2011,no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Resultados:

Dos 645 óbitos ocorridos no município em 2011 o capítulo das causas mal definidas/sem assistência representou 36,3% (n=234).

Conclusão:

Verificou-se a predominância de óbitos após investigação de Doenças do Aparelho Circulatório e Neoplasias, dessa forma contribui-se para a alteração do Sistema de Informação em Saúde do município.
Biblioteca responsável: BR512.1