Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Padrão de intervenções de enfermagem realizadas em vítimas de trauma segundo o Nursing Activities Score / Patrón de las intervenciones de enfermería realizadas en víctimas de trauma según el Nursing Activities Score / Pattern of nursing interventions performed on trauma victims according to the Nursing Activities Score

Nogueira, Lilia de Souza; Padilha, Katia Grillo; Silva, Daniela Vieira; Lança, Ellen de Fátima Caetano; Oliveira, Elaine Machado de; Sousa, Regina Marcia Cardoso de.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 49(spe): 29-35, fev. 2015. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-770094
RESUMO Objetivo Identificar o padrão de intervenções de enfermagem realizadas em vítimas de trauma nas primeiras 24 horas de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Método Estudo prospectivo, realizado na UTI de um hospital em São Paulo, Brasil. O instrumento Nursing Activities Score (NAS) foi utilizado para identificar as intervenções de enfermagem. Resultados A casuística foi composta por 200 pacientes, a maioria homens, com idade média de 40,7 anos, vítimas de acidentes de transporte. A média do NAS foi de 71,3% e o padrão de intervenções de enfermagem identificado incluiu as atividades de monitorização e controles; investigações laboratoriais; medicação, exceto drogas vasoativas; procedimentos de higiene; cuidados com drenos; mobilização e posicionamento; suporte e cuidado aos familiares e pacientes; tarefas administrativas e gerenciais; suporte respiratório; cuidado com vias aéreas artificiais; e tratamento para melhora da função pulmonar. Nas intervenções de monitorização e mobilização, houve a necessidade de cuidados além do normalmente requerido por pacientes de UTI. Conclusão Os resultados desta pesquisa trazem importantes contribuições para o planejamento de ações que visem a capacitação e o dimensionamento da equipe de enfermagem na unidade crítica.
Biblioteca responsável: BR41.1