Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Segurança do paciente em Unidades de Terapia Intensiva: desenvolvimento de um projeto de pesquisa / Seguridad del paciente en las Unidad de Cuidados Intensivos: desarrollo de un proyecto de investigación / Patient safety in Intensive Care Units: development of a research project

Padilha, Katia Grillo; Barbosa, Ricardo Luis; Oliveira, Elaine Machado de; Andolhe, Rafaela; Ducci, Adriana Janzantte; Secoli, Silvia Regina.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 49(spe): 157-163, fev. 2015.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-770103
RESUMO Objetivo Relatar a experiência sobre os diferentes processos envolvidos no desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa em Segurança do Paciente em Unidades de Terapia Intensiva. Método Estudo com delineamento misto coorte histórica para a coleta dos dados dos pacientes e eventos adversos/incidentes e transversal para a coleta dos dados da equipe de enfermagem. A coleta de dados ocorreu durante 90 dias, em 2012, no Instituto Central do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo e o Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. Processos desenvolvidos A pesquisa envolveu diversas etapas para sua efetivação implantação doNursing Activities Score (NAS) no Instituto Central do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, desenvolvimento de sistema de banco de dados, digitalização de prontuários, treinamento de monitores, extração e carga de dados dos pacientes e coleta de dados durante a passagem de plantão, prontuários. Considerações finais Treinamentos, comprometimento dos pesquisadores e parceria com profissionais da tecnologia da informação foram fundamentais para a qualidade dos resultados obtidos e da produção científica alcançada. Espera-se que esse relato de experiência possa orientar e encorajar os pesquisadores a realizar pesquisas complexas que contribuam para a construção do conhecimento na enfermagem e saúde.
Biblioteca responsável: BR41.1