Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The significance of healthy aging for older persons who participated in health education groups / O significado de envelhecimento saudável para pessoas idosas vinculadas a grupos educativos

Valer, Daiany Borghetti; Bierhals, Carla Cristiane Becker Kottwitz; Aires, Marinês; Paskulin, Lisiane Manganelli Girardi.
Rev. bras. geriatr. gerontol ; 18(4): 809-819, Oct.-Dec. 2015.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-770470

Introdução:

Diferentes termos têm sido utilizados para descrever o processo de envelhecimento no qual as consequências negativas da idade avançada possam ser adiadas. Nesse contexto, o envelhecimento saudável assume uma conceituação mais ampla do que a ausência de doença, englobando um processo de adaptação às mudanças que ocorrem ao longo da vida relacionadas à manutenção de uma boa velhice.

Objetivo:

Descrever o significado de envelhecimento saudável para pessoas idosas que participam de grupos de educação em saúde de uma Unidade Básica de Porto Alegre-RS.

Método:

Estudo descritivo, de caráter qualitativo realizado com idosos que participaram de grupos de educação em saúde. Participaram 30 indivíduos que responderam à pergunta "O que é para o(a) sr.(a) envelhecimento saudável?". As respostas foram analisadas por meio de análise temática.

Resultados:

Emergiram 12 categorias, sendo as mais frequentes adotar comportamentos saudáveis, contar com rede e apoio social, manter-se ativo, ter saúde, ser independente e autônomo e ter sentimentos positivos.

Conclusão:

Foram identificados significados ampliados sobre envelhecimento saudável, abrangendo questões relevantes à saúde do idoso, embora tenham sido abordados aspectos mais individuais relacionados ao envelhecimento.
Biblioteca responsável: BR1.1