Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Menores com necessidades especiais de saúde e familiares: implicações para a Enfermagem / Menores con necesidades especiales de salud y familiares: implicancias para la Enfermería / Children with special health needs and family: implications for Nursing

Figueiredo, Sarah Vieira; Sousa, Ana Carla Carvalho de; Gomes, Ilvana Lima Verde.
Rev. bras. enferm ; 69(1): 88-95, jan.-fev. 2016.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-771987
RESUMO

Objetivo:

compreender a experiência da família de crianças e adolescentes com mielomeningocele diante da descoberta do adoecimento crônico, bem como sua vivência cotidiana na realização dos cuidados necessários a essas pessoas.

Método:

estudo qualitativo, desenvolvido de outubro de 2013 a fevereiro de 2014, com familiares, em um hospital pediátrico de Fortaleza. Os dados foram coletados por meio de entrevistas em profundidade e verificados por análise categorial temática.

Resultados:

constatou-se que o diagnóstico, após o nascimento do filho, gerou medo e angústia aos familiares perante o desconhecido e o inesperado, e que, ao longo dos anos, eles passaram a lidar com muitos desafios para proceder aos cuidados diários decorrentes de sequelas da doença.

Conclusão:

a Enfermagem assume importante papel na vida dessas famílias, das crianças e dos adolescentes, por meio do suporte emocional, das orientações e dos cuidados inseridos na rede de atenção em saúde.
Biblioteca responsável: BR1.1