Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Indicators of depression in elderly and different screening methods / Indicadores de depressão em idosos e os diferentes métodos de rastreamento

Matias, Amanda Gilvani Cordeiro; Fonsêca, Marília de Andrade; Gomes, Maria de Lourdes de Freitas; Matos, Marcos Antonio Almeida.
Einstein (Säo Paulo) ; 14(1): 6-11, Jan.-Mar. 2016. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-778490
RESUMO Objetivo Determinar a prevalência dos sintomas depressivos entre idosos e correlacionar a concordância entre os métodos de rastreamentos utilizados. Métodos Estudo de corte transversal com 137 idosos vinculados ao Programa Vivendo a Terceira Idade. Os sintomas depressivos foram rastreados peloPatient Health Questionnaire-9 e pela Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage-15. O teste Kappa de Cohen analisou o grau de concordância dessas escalas. Resultados A prevalência dos sintomas depressivos rastreados pelo Patient Health Questionnaire-9 foi 62,8% e, pela Escala de Depressão Geriátrica, foi 52,6%. A correlação de Spearman entre os resultados das escalas obteve rho=0,387, p<0,000. O coeficiente de confiabilidade de Kappa foi 0,41 e significância de p<0,001. Os métodos de rastreamento apresentaram sensibilidade de 80% e especificidade de 44%. Conclusão Ambas as escalas apresentaram moderada concordância e foram úteis para detectar uma relevante prevalência do desfecho indicativo de depressão entre os idosos.
Biblioteca responsável: BR1.1