Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Crenças e práticas parentais no cuidado domiciliar da criança nascida prematura / Parenting beliefs and practices regarding domiciliary care of premature infants / Creencias y prácticas parentales en el cuidado domiciliario del nino prematuro

Cossul, Marisa Utzig; Silveira, Aline Oliveira; Pontes, Tatiana Barcelos; Martins, Gisele; Wernet, Monika; Cabral, Caio Cesar de Oliveira.
REME rev. min. enferm ; 19(4): 836-841, out.-dez. 2015. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-782749

OBJETIVO:

identificar as práticas e crenças parentais adotadas no cuidado à criança prematura no domicílio.

MÉTODOS:

estudo observacional, de corte transversal realizado com 31 pais de crianças nascidas prematuras. Para a coleta de dados utilizaram-se dois instrumentos a ficha da família e a "escala de crenças parentais e práticas de cuidado (E-CPPC)". A análise dos dados foi pautada na estatística descritiva e inferencial (coeficiente de correlação de Pearson).

RESULTADOS:

identificou-se um modelo parental autônomo-relacional, caracterizado pela combinação do cuidado distal e proximal. Os principais padrões relacionais encontrados foram a superproteção, a dificuldade na realização do cuidado e na estimulação da criança.

CONCLUSÕES:

foram identificados estilos parentais importantes no contexto da prematuridade. Destacam-se a necessidade de acompanhamento sistematizado e intervenções promotoras da parentalidade positiva. Ressalta-se a necessidade de novos estudos em diferentes âmbitos para gerar conhecimentos que subsidiem políticas públicas com ênfase no seguimento domiciliar de prematuros e seus pais.
Biblioteca responsável: BR21.1