Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Satisfação de usuários com cuidados de enfermagem em serviço de emergência: uma revisão integrativa / User satisfaction regarding nursing care at emergency services: an integrative review / Satisfacción de los usuarios con la atención de enfermería en los servicios de emergencias: una revisión integradora

Acosta, Aline Marques; Marques, Giselda Quintana; Levandovski, Patrícia Fátima; Peralta, Jéssica Pulino; Lima, Maria Alice Dias da Silva.
REME rev. min. enferm ; 20: e-938, 2016. ilus, tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-789406
A satisfação dos usuários é um dos elementos da avaliação em saúde, sendo um importante indicador de qualidade da assistência.

OBJETIVO:

sintetizar a produção científica relacionada à satisfação de usuários com os cuidados de enfermagem em serviços de emergência.

METODOLOGIA:

trata-se de revisão integrativa, com busca nas bases de dados MEDLINE, LILACS, Scopus, CINAHL e Web of Science, utilizandose os descritores combinados serviço hospitalar de emergência, enfermagem em emergência, cuidados de enfermagem, satisfação do paciente, nos idiomas português e inglês. A amostra foi composta de 12 artigos.

RESULTADOS:

os estudos indicam que os usuários estão satisfeitos com os cuidados de enfermagem em serviços de emergência. Atributos de simpatia, cortesia, respeito, medidas de conforto, compartilhamento de informações e competência profissional foram fortemente valorizados pelos usuários. Influenciou negativamente na satisfação o elevado tempo de espera pelo atendimento, impossibilidade de compartilhar sentimentos, despersonalização e a falta de ajuda na compreensão da enfermidade pela enfermagem.

CONCLUSÃO:

apesar dos serviços de emergência receberem muitas críticas pela superlotação, dificuldade na comunicação e elevado tempo de espera pelos atendimentos, os cuidados de enfermagem atendem às expectativas dos pacientes, com destaque para a atuação dos enfermeiros com ações potencializadoras da qualidade do atendimento.
Biblioteca responsável: BR21.1