Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Evaluación de las competencias clínicas en estudiantes de enfermería / Avaliação das competências clínicas em estudantes de enfermagem / Evaluation of clinical competencies in nursing students

Parra, Dora Inés; Tiga Loza, Diana Carolina; Domínguez Nariño, Claudia Consuelo; Navas Torres, Jennifer.
rev. cuid. (Bucaramanga. 2010) ; 7(2): 1271-1278, july.-dic. 2016. tab, graf
Artigo em Espanhol | LILACS, BDENF | ID: lil-790008

Introdução:

Os novos modelos têm como objetivo incluir a auto-avaliação como um método que permite aos alunos ver seu progresso e ao mesmo tempo, refletir sobre o seu desempenho. Nosso objetivo foi avaliar o nível de cumprimento e o âmbito das competências da matéria "Cuidado da família, mulheres grávidas e recém-nascidos."

Materiais e Métodos:

Estudo transversal em 41 alunos. Um instrumento com 19 competências foi projetado. Estudantes expressavam se tinham conseguido e em que nível, numa escala de um a cinco, sendo cinco a maior pontuação possível. As notas obtidas nas rotações foram correlacionadas.

Resultados:

A competência aplica o processo de enfermagem em situações de bem-estar e risco durante o puerpério em mulheres e famílias em etapas de criação, foi atingida no 100% com um nível de cumprimento de 3,65 (0,44). A rotação de alto risco obstétrico obteve o maior nível de cumprimento com um valor de 3,82 (IC 95% 3,63-4,01). Não houve diferenças entre rotações (p = 0,416) ou nos níveis de cumprimento (p = 0,3180). A correlação de Spearman entre o nível de cumprimento dada pelo aluno e as notas atribuídas pelos professores foi baixa para sala de parto e muito baixa para alto risco obstétrico e pós-parto, sem significância estatística. Discussão Os resultados deste estudo são uma primeira aproximação de como os estudantes estão vendo a realização de competências e uma forma de avaliar o processo de formação. Outros estudos também concordam sobre a importância da perspectiva do estudante sobre o alcance das competências.

Conclusões:

O cumprimento das competências em processo de enfermagem para o nível IV excede 3,7.
Biblioteca responsável: CO646.9