Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Enfermeiros do trabalho: experiência interdisciplinar em saúde do trabalhador / Enfermeros del trabajo: experiencia interdisciplinaria en salud ocupacional / Occupational health nurses: interdisciplinary experience in occupational health

Roloff, Daniela Inês Thier; Cezar-Vaz, Marta Regina; Bonow, Clarice Alves; Lautert, Liana; Sant'Anna, Cynthia Fontella; Couto, Andréia Martins do.
Rev. bras. enferm ; 69(5): 897-905, set.-out. 2016. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-798022
RESUMO

Objetivo:

analisar a relação profissional dos enfermeiros do trabalho com os demais integrantes do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e caracterizar ações conjuntas desses profissionais em saúde do trabalhador.

Método:

qualitativo, exploratório e descritivo, com 34 profissionais de sete empresas da Macrorregião Sul, Rio Grande do Sul. Realizadas entrevistas e observações para Análise de Conteúdo de Bardin.

Resultados:

os SESMTs são multiprofissionais e intersetoriais. Os enfermeiros possuem relações de trabalho de natureza interpessoal, técnica/jurídica, de gestão e logística/organizacional, influenciadas pela divisão tanto técnica do trabalho quanto do próprio ambiente de trabalho da equipe, o que distancia áreas, gera conflitos e fragmenta as ações do serviço.

Conclusão:

há desafios para que o SESMT desenvolva um trabalho condizente com os seus objetivos legais, uma vez que equipe e empresas precisam compreender a importância da interdisciplinaridade para o sucesso das ações na atenção à saúde e segurança do trabalhador.
Biblioteca responsável: BR1.1