Your browser doesn't support javascript.
loading
Cytotoxicity assessment of 1% peracetic acid, 2.5% sodium hypochlorite and 17% EDTA on FG11 and FG15 human fibroblasts.
Teixeira, Pedro A; Coelho, Marcelo S; Kato, Augusto S; Fontana, Carlos E; Bueno, Carlos Es; Pedro-Rocha, Daniel G.
Afiliação
  • Teixeira PA; Universidade São Leopoldo Mandic, Faculdade de Odontologia, Departamento de Endodontia, Campinas, São Paulo, Brazil.
  • Coelho MS; Universidade São Leopoldo Mandic, Faculdade de Odontologia, Departamento de Endodontia, Campinas, São Paulo, Brazil. coelho_marcelo@yahoo.com.br.
  • Kato AS; Universidade São Leopoldo Mandic, Faculdade de Odontologia, Departamento de Endodontia, Campinas, São Paulo, Brazil.
  • Fontana CE; Pontificia Universidade Católica de Campinas, Faculdade de Odontologia, Departamento de Endodontia, Campinas, são Paulo, Brazil.
  • Bueno CE; Universidade São Leopoldo Mandic, Faculdade de Odontologia, Departamento de Endodontia, Campinas, São Paulo, Brazil.
  • Pedro-Rocha DG; Universidade São Leopoldo Mandic, Faculdade de Odontologia, Departamento de Endodontia, Campinas, São Paulo, Brazil.
Acta Odontol Latinoam ; 31(1): 11-15, 2018 Jun.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-30056461
RESUMO
O objetivo do presente estudo foi o de avaliar os efeitos citotóxicos de hipoclorito de sódio (NaOCl) a 2,5%, ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) a 17% e ácido peracético (PAA) a 1% em fibroblastos humanos. As linhagens celulares FG11 e FG15 foram colonizadas em 24-well cell plates para avaliaçâo da proliferaçâo celularr e em 96-well cell plates para o ensaio de MTT; O médio modificado Dulbecco's Eagle's (DMEM) foi usado como controle. As soluções experimentais foram usadas com diluições de 0,01%, 0. 05%, e 0,1% e avaliadas com 1, 2 e 4 horas de intervalo. Os dados foram submetidos à análise estatística pelo two-way ANOVA, seguido do teste de Bonferroni com nivel de significância dep <0. 05. A avaliaçâo da proliferação celular neste estudo mostrou o NaOCL a 2,5% como citotóxico nas 3 diluições e 3 intervalos de tempo, o EDTA a 17% nas diluições de 0,05% e 0,1% nos intervalos de 2 e 4 horas, e o PAA a 1% em todas as diluições no intervalo de 4 horas. O teste de viabilidade cellular (MTT) mostrou o NaOCl a 2,5% citotóxico a 0,05% e 0,1% em todos os intervalos, o EDTA a 17% citotóxico nas diluições de 0,1% nos intervalos de 2 e 4 horas e o PAA a 1% citotóxico na diluição de 0,1% nos intervalos de 2 e 4 horas. Como conclusão o PAA a 1% mostrou-se menos citotóxico que o NaOCl a 2,5%> e o EDTA a 17%>.
Assuntos
Palavras-chave
Buscar no Google
Bases de dados: MEDLINE Assunto principal: Ácido Peracético / Hipoclorito de Sódio / Ácido Edético / Fibroblastos Limite: Humans Idioma: En Revista: Acta Odontol Latinoam Assunto da revista: ODONTOLOGIA Ano de publicação: 2018 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil
Buscar no Google
Bases de dados: MEDLINE Assunto principal: Ácido Peracético / Hipoclorito de Sódio / Ácido Edético / Fibroblastos Limite: Humans Idioma: En Revista: Acta Odontol Latinoam Assunto da revista: ODONTOLOGIA Ano de publicação: 2018 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil