Your browser doesn't support javascript.
loading
Analysis of the singing voice handicap index for elderly choristers. / Análise do índice de desvantagem vocal para o canto de coristas idosos.
Moura, Weluma Evelyn Rodrigues; Gadenz, Camila Dalbosco; Lemos, Isadora de Oliveira; Bós, Ângelo José Gonçalves; Cassol, Mauriceia.
Afiliação
  • Moura WER; Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Ciências da Saúde - UFCSPA - Porto Alegre (RS), Brasil.
  • Gadenz CD; Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Ciências da Saúde - UFCSPA - Porto Alegre (RS), Brasil.
  • Lemos IO; Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Ciências da Saúde - UFCSPA - Porto Alegre (RS), Brasil.
  • Bós ÂJG; Departamento de Medicina, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS - Porto Alegre (RS), Brasil.
  • Cassol M; Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Ciências da Saúde - UFCSPA - Porto Alegre (RS), Brasil.
Codas ; 34(1): e20200302, 2021.
Article em Pt, En | MEDLINE | ID: mdl-34705924
RESUMO
OBJETIVO: Analisar o índice de desvantagem vocal para o canto de coristas idosos e verificar a sua relação com perfil, hábitos e condições de saúde dos participantes. MÉTODO: Foram incluídos 110 indivíduos com 60 anos ou mais, participantes de coros amadores. Os coristas foram entrevistados a fim de verificar dados como idade, tempo de canto coral, classificação vocal e a presença de hábitos e condições de saúde adversas à produção vocal. Posteriormente, responderam o questionário "Índice de Desvantagem Vocal para o Canto (IDV-C)" que avalia a autopercepção do indivíduo em relação às experiências no uso da voz cantada. RESULTADOS: O escore do IDV-C teve uma mediana de 25, sendo a pontuação mínima 0 e a máxima 86. Os itens mais pontuados estavam relacionados aos aspectos físicos no uso da voz cantada: "Não consigo cantar agudo" (Q10) e "Minha garganta fica seca quando canto" (Q13). Verificou-se que os idosos com mais de 75 anos apresentaram maior desvantagem vocal para o canto ao comparar com os mais jovens (p=0,020). As coristas classificadas como contralto também apresentaram maior escore do IDV-C (p=0,023), assim como os indivíduos que relataram beber pouca água (p=0,007). CONCLUSÃO: Os coristas deste estudo apresentaram um índice de desvantagem vocal para o canto compatível com vozes saudáveis para o canto. Ao verificar a relação do escore do IDV-C com as características dos participantes e a respeito dos hábitos e condições de saúde, constatou-se que os coristas idosos com mais de 75 anos, as coristas contralto e aqueles que afirmaram beber pouca água apresentaram escores maiores de desvantagem vocal para o canto.
Assuntos

Texto completo: 1 Bases de dados: MEDLINE Assunto principal: Voz / Distúrbios da Voz / Canto Tipo de estudo: Diagnostic_studies Limite: Aged / Humans Idioma: En / Pt Revista: Codas Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil

Texto completo: 1 Bases de dados: MEDLINE Assunto principal: Voz / Distúrbios da Voz / Canto Tipo de estudo: Diagnostic_studies Limite: Aged / Humans Idioma: En / Pt Revista: Codas Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil