Your browser doesn't support javascript.
loading
FAIRness dos planos de gestão de dados: uma avaliação de alguns PGDs europeus / The FAIRness of data management plans: an assessment of some European DMPs
Henning, Patrícia Corrêa; Silva, Luis Olavo Bonino da; Pires, Luís Ferreira; Sinderen, Marten van; Moreira, João Luís Rebelo.
Afiliação
  • Henning, Patrícia Corrêa; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil..
Article em En | ARCA | ID: arc-49019
ABSTRACT
Os princípios FAIR tornaram-se um instrumento de gestão de dados para a comunidade acadêmica e científica, uma vez que fornecem um conjunto de princípios orientadores que facilitam a localização, acessibilidade, interoperabilidade e reutilização de dados e metadados. Desde sua publicação oficial em 2016 pela Scientific Data - Nature, esses princípios receberam reconhecimento mundial e foram rapidamente endossados e adotados como pilares da gestão de dados e das políticas de pesquisa. No entanto, quando postos em prática, apresentam ocasionalmente desafios organizacionais, jurídicos e tecnológicos que podem levar a dúvidas e incertezas quanto ao esforço em implementá-los. Logo após sua publicação, a Comissão Europeia e outras agências de financiamento começaram a exigir nas suas propostas de projetos um Plano de Gestão de Dados (PGD) com base nos princípios da FAIR. Este artigo relata a aderência dos PGDs aos princípios FAIR, avaliando criticamente dez modelos europeus de PGD. Observamos que o nível de FAIRness da maioria dos PGDs analisados ainda é parcialmente satisfatório, uma vez que abordam as melhores práticas de dados, localização, acessibilidade e, às vezes, preservação, mas dão pouca atenção aos metadados e a interoperabilidade.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Base de dados: ARCA Idioma: En Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Base de dados: ARCA Idioma: En Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Article