Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde Fiocruz

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Uso de modelos de primatas neotropicais para pesquisa em malária: um histórico dos 25 anos de colaboração entre o Laboratório de Pesquisa em Malária (IOC, Fiocruz) e o Centro Nacional de Primatas (IEC, SVS) / Neotropical primate models for malaria research: 25 years of collaboration between Laboratory of Malaria Research (IOC, Fiocruz) and Centro Nacional de Primatas (IEC, SVS)

Pratt-Riccio, Lilian Rose; Pratt Riccio, Evelyn Kety; Bianco Junior, Cesare; Alves, Francisco Acácio; Baptista, Bárbara de Oliveira; Totino, Paulo Renato Rivas; Muniz, José Augusto Pereira Carneiro; Castro, Paulo Henrique Gomes de; Carvalho, Leonardo José de Moura; Daniel-Ribeiro, Cláudio Tadeu.
Artigo em Português | Arca: Repositório institucional da Fiocruz | ID: arc-49059
A malária continua sendo um dos principais problemas globais de saúde pública, sendo responsável pela morte de 409.000 pessoas anualmente, principalmente devido à infecção por Plasmodium falciparum. Assim, o desenvolvimento de uma vacina tem sido uma das prioridades de pesquisa para o enfrentamento desse problema. Não existe vacina licenciada contra a malária e, embora mais de 30 antígenos tenham sido identificados como candidatos vacinais, nenhum deles gerou uma perspectiva sólida de que uma vacina possa estar disponível nos próximos anos. Torna-se fundamental a pesquisa de candidatos vacinais mais imunogênicos, eficazes e seguros. Os primatas neotropicais dos gêneros Saimiri e Aotus são os modelos recomendados para estudos experimentais em malária, visto que podem ser infectados por plasmódios humanos. O Laboratório de Pesquisa em Malária (LabMal) da Fundação Oswaldo Cruz estuda os mecanismos de defesa e doença na malária e utiliza os modelos Saimiri e Aotus para a avaliação pré-clínica de antígenos candidatos à vacina e estudos de mecanismos de aquisição de imunidade e fisiopatogenia da malária. Para a realização dos estudos, o LabMal estabeleceu uma parceria com o Centro Nacional de Primatas (CENP) do Instituto Evandro Chagas, que resultou na ampliação das colônias de Saimiri sciureus, colocando o CENP entre as raras instituições no mundo que dispõem desse recurso para pesquisa. O presente trabalho é um retrospecto dos resultados obtidos durante 25 anos de parceria entre o LabMal e o CENP na utilização de primatas Saimiri e Aotus como modelos de estudo para pesquisa e desenvolvimento de uma vacina antimalárica.