Your browser doesn't support javascript.
loading
A clinical-ecological study of a triple viral epidemic: Zika, Dengue and Chikungunya / Um estudo clínico-ecológico de uma tripla epidemia viral: Zika, Dengue e Chikungunya
Maniero, Viviane Camara; Brasil, Rodrigo Decembrino Vargas; Rangel, Paulo Sérgio Cerqueira; Camargo, Taiane Mendonça; Souza, Marcela Pires de; Forte, Júlia Marcelo Maia; Lamas, Cristiane da Cruz; Cardozo, Sergian Vianna.
Afiliação
  • Maniero, Viviane Camara; University of Grande Rio. Postgraduate Program in Translational Biomedicine. Department of Health. Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brazil..
Article em En | ARCA | ID: arc-50445
ABSTRACT
No Brasil, desde 2015, a co-circulação de três arbovírus, Dengue (DENV), Chikungunya (CHIKV) e Zika (ZIKV), tem apresentado desafios diagnósticos, devido a suas manifestações clínicas semelhantes. Nosso objetivo era analisar casos de doença arboviral usando características clínicas chave e verificar índices de infestação domiciliar (HII) na área de estudo. Um total de 28.064 prontuários médicos foram analisados por critérios clínico-epidemiológicos para DENV, ZIKV e CHIKV em 2015 e 2016 na unidade de saúde pública em Xerem, Duque de Caxias, Rio de Janeiro. A coleta de vetores em locais de reprodução domiciliar em Xerem foi realizada para determinar o HII, em março e junho de 2015. O número total de casos de suspeita de doença arboviral em 2015 foi de 969, dos quais 444 (45,8%) eram devidos ao DENV, 146 (15,1%) ao ZIKV, e 11 (1,1%) ao CHIKV. Em 2016, o número de casos suspeitos de doença arboviral foi 2019, dos quais 324 (16,0%) foram classificados como DENV, 779 (38,6%) como ZIKV, e 53 (2,60%) como CHIKV. As manifestações clínicas prevalecentes em ZIKV eram erupção cutânea (67,8% a 79,5%) e prurido (63,7% a 71,4%). O HII para as fases imaturas do Aedes na área de estudo, em março e junho de 2015, foi de 11,8% para Ae. aegypti e 8,1% para Ae. albopictus, ambos muito elevados. Observou-se uma forte correlação positiva para a precipitação e HII para ambos os vetores (Ae. aegypti e Ae. albopictus), mas não para os níveis de temperatura. Concluímos que uma tripla epidemia ocorreu na área estudada provavelmente devido às altas taxas de infestação e uma população ingênua para os dois arbovírus recém-introduzidos; enquanto não há testes laboratoriais específicos disponíveis, um trabalho prático de diagnóstico clínico é crucial.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Base de dados: ARCA Idioma: En Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Base de dados: ARCA Idioma: En Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Article