Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde Fiocruz

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

COVID-19: contingency actions for the provision of meals to employees of a university hospital in southern Brazil / COVID-19: ações contingenciais para fornecimento de alimentação a funcionários de hospital universitário do sul do Brasil

Strasburg, Virgílio José; Hamme, Thais Ortiz; Gonzales, Andrea Cristina Silva; von Zeidle, Gisela; Venzke, Janaína; Santos, Zilda; Bosa, Vera.
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1122132

Introdução:

A pandemia global do novo coronavírus teve repercussões em todas as áreas das atividades humanas. Os serviços de saúde são essenciais para servir a população. No entanto, os trabalhadores desse setor também merecem atenção, sendo a provisão de refeições uma dessas precauções.

Objetivo:

Este estudo tem como objetivo divulgar as ações relacionadas ao desenvolvimento de um plano de contingência e fornecimento de refeições aos trabalhadores de um hospital universitário público do sul do Brasil durante a pandemia de coronavírus.

Métodos:

Desenho do estudo observacional descritivo. Este estudo de caso avalia, no período de março a junho de 2020, a evolução dos planos de contingência, a fim de garantir o fornecimento de alimentos adequados e preservar a saúde dos trabalhadores no espaço do restaurante do hospital.

Resultados:

O restaurante do hospital serviu, em média, mais de 2.500 almoços antes do início da pandemia de COVID-19 no Brasil. As ações desenvolvidas pela administração do hospital permitiram o trabalho remoto dos trabalhadores. No entanto, uma média de 1.500 almoços ainda é servida diariamente. Neste estudo, são apresentadas as ações para garantir um ambiente adequado que não transmita surtos aos trabalhadores no ambiente hospitalar. Entre algumas ações estão questões de padrão de cardápio, orientação e lavagem de mãos obrigatória por todos os usuários, sinalização visual no local e site interno, entre outras.

Conclusões:

As ações têm sido eficazes, uma vez que não existem registros de surto de COVID-19 entre trabalhadores do hospital.
Biblioteca responsável: BR1323.1