Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde Fiocruz

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Esporte, psicologia e racismo: é possível uma psicologia do esporte antirracista? / Sport, psychology and racism: is an anti-racist sports psychology possible? / Deporte, psicología y racismo: ¿es posible una psicología del deporte antirracista?

Tralci Filho, Marcio Antonio; Santos, Alessandro de Oliveira dos.
Psicol. ciênc. prof ; 40(spe): e230109, 2020. tab
Artigo em Português | LILACS, Index Psi (psicologia) | ID: biblio-1155154
Resumo Esse artigo é uma resposta possível para a lacuna acadêmica referente à intersecção de três campos o esporte, a psicologia e as relações raciais. A articulação entre eles se dá a partir de seu

objetivo:

analisar os limites e possibilidades apresentados à psicologia no enfrentamento da supremacia branca no contexto esportivo. Seu campo empírico é composto por oito entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro psicólogos e quatro psicólogas que trabalharam em algum momento de suas carreiras no esporte. O conteúdo delas é analisado a partir do referencial teórico da Teoria Crítica de Raça. Dessa análise de conteúdo resultaram narrativas sobre a atuação profissional em psicologia do esporte e seu papel diante do racismo, questionando se é possível pensar em uma psicologia do esporte antirracista. Assim, os resultados das análises dessas narrativas apontam para uma relação entre as linhas de ação para o enfrentamento do racismo e a maneira como as(os) profissionais encaram a psicologia do esporte se uma área mais ligada ao esporte, o que acarreta em um enfoque quase que exclusivo no rendimento esportivo, ou à psicologia, o que implica em uma perspectiva de humanização dos atletas.
Biblioteca responsável: BR1552.1
Localização: BR1552.1