Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde Fiocruz

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Medicalização e normalização da sociedade / Medicalization and normalization of society / Medicalización y normalización de la sociedade

Lemos, Flavia Cristina Silveira; Gomes, Geise do Socorro Lima; Oliveira, Paulo de Tarso Ribeiro de; Galindo, Dolores Cristina Gomes.
Rev. polis psique ; 10(3): 77-97, ser.-dez. 2020. ilus
Artigo em Português | LILACS, Index Psi (psicologia) | ID: biblio-1289897
Este artigo é um ensaio temático e teórico sobre as práticas de medicalização, a partir das análises de Michel Foucault sobre poderes e saberes da disciplina e da biopolítica, em um campo da bio-história e da normalização da sociedade. O texto apresenta alguns aspectos que sustentam processos de medicalização por meio da racionalidade patologizadora dos corpos e das relações sociais, culturais e subjetivas. A docilização da existência e a gerência da vida passaram a fazer parte dos cálculos no biopoder, se tornando dispositivos de governo das condutas, na sociedade contemporânea. Governar a vida em nome da expansão da mesma e do aumento da saúde implica um ato permanente de organizar os corpos e a saúde deles, de acordo com os critérios do Estado sobre saúde.
Biblioteca responsável: BR574.2