Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde Fiocruz

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Representações sociais do hiv/aids para profissionais de saúde em contexto amazônico: diferentes escolaridades e seus consensos / Representaciones sociales delvih/sida para profesionales de salud en amazonia/brasil: diferentes escolaridades y sus consensos / Hiv/aids social representations for healthcare professionals in the amazon context: different schools andtheir consensus

Monteiro, Wagner Ferreira; Travassos, Márcia Cristine Pires; Ferreira, Darlisom Sousa; Gonçalves, Maria Jacirema Ferreira; Honorato, Eduardo Jorge SantAna; Teixeira, Elizabeth; Oliveira, Denize Cristina de.
Ciênc. cuid. saúde ; 20: e53394, 2021. graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1339645
RESUMO

Objetivo:

identificar os elementos centrais e periféricos da estrutura das representações sociais do HIV/AIDS entre profissionais de saúde de diferentes categorias de escolaridade.

Método:

estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, apoiado pela teoria das representações sociais na vertente estrutural. Pesquisa desenvolvida com 58 profissionais de saúde de diferentes escolaridades, nível superior e médio, em cinco serviços na cidade de Manaus, AM, por meio da aplicação da técnica de associação livre e hierarquização de palavras ao termo indutor "HIV/AIDS". Os dados obtidos foram processados no software EVOC e a análise estrutural das representações.

Resultados:

ao se comparar as estruturas representacionais dos dois grupos de profissionais, verificou-se nos dois o predomínio de uma dimensão negativa presente no núcleo central e em alguns elementos periféricos de traços igualmente negativos com a presença de elementos positivos, principalmente fora do núcleo central. Verificou-se, no entanto, que se trata de uma mesma representação social que não apresenta diferenças estruturais em função de se tratar do grupo com nível médio ou superior de escolaridade.

Conclusão:

os elementos negativos que permanecem no núcleo central suscitam percepções convergentes entre os profissionais, o que indica necessidade de fortalecer a educação permanente com vistas a ampliar a reflexão sobre HIV/AIDS nas unidades e serviços especializados.
Biblioteca responsável: BR513.1